DIABETES

DIABETES

Afinal, o que é a diabetes?

Diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.

A fonte de insulina do organismo é o pâncreas que por algum problema pode não produz insulina ou a produz em quantidades muito baixas. Com a falta de insulina, a glicose não entra nas células, permanecendo na circulação sanguínea e assim aumentando a sua concentração.

O tratamento basico é a administração de insulina através de injeções e uma mudança na alimentação e na rotina do animal. Deve-se evitar alimentos com grande quantidade de açúcar, como doces, leite e etc, e evitar alimentos que demorem muito para serem digeridos.

Animais com diabetes apresentam alguns sintomas como: muita sede, bebem de uma só vez grande quantidade de água, aumentam a voracidade e o apetite diante da comida, perda de peso rápido, fraqueza, apresentam um aumento no volume da urina e com odor ácido.

Animais diagnosticados com diabetes devem ter horários certos de alimentação, a própria doença faz com que o animal apresente um grande apetite, porém, alimentação disponível a qualquer momento ocasiona uma elevação da taxa de glicose circulante no sangue, o que é ruim em contra partida ficar muito tempo sem se alimentar ocasiona uma baixa muito acentuada dos níveis de glicose que pode levar à morte do seu animal.

O ideal é  você fornecer a alimentação 3 vezes ao dia (manhã, tarde e noite) em pequenas quantidades, e assim que o animal parar de comer recolha a vasilha e só fornaça novamente no próximo horário.

No mercado há rações específicas para animais com diabetes, porém em alguns casos não exclui o uso da insulina e de outros cuidados.

Procure o médico veterinário!